terça-feira, 30 de março de 2010

Inseminação artificial melhora rebanho leiteiro de Senhora de Oliveira

Melhorar a genética do rebanho bovino para alcançar maior produção de leite é o objetivo do Programa Comunitário de Inseminação Artificial em Bovinos de Senhora de Oliveira.

O programa, que está comemorando, em 2010, 15 anos de atividades ininterruptas, apresenta resultados que merecem comemoração.

A iniciativa é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com a prefeitura.

De acordo o extensionista local da Emater-MG, Maxsuel de Araújo Milagres,o programa conta hoje com a participação de cerca de 30 pequenos produtores. "Mas o número poderá aumentar, desde que haja interesse e que o produtor adquira o sêmen", afirma.
O sêmen é guardado em um equipamento que fica na sede da Emater-MG, segundo Araújo.



No ano de 2009 foram adquiridas 350 doses de sêmen por meio de três compras conjuntas e 225 vacas foram inseminadas.A inseminação é realizada por um técnico cedido pela prefeitura para esse fim.

A expectativa é que cresça o número delas este ano, atingindo 250, segundo o extensionista. O técnico da Prefeitura, Cireno Henriques de Oliveira, responsável pela operação, afirma que no período 2004/2009, foram inseminadas, em média, 140 vacas ao ano.Cada parceiro do programa tem uma atribuição no projeto.

A Emater-MG presta assistência técnica, organiza as aquisições conjuntas de sêmen, faz o controle reprodutivo das vacas inseminadas e realiza o treinamento de inseminadores. A prefeitura adquiriu o botijão de sêmen e o mantém abastecido de nitrogênio, além de ser responsável por fornecer luvas e bainhas e manter o inseminador capacitado. Já os produtores rurais são responsáveis por adquirir as doses de sêmen, monitorar o rebanho e avisar ao inseminador o horário do cio.Ainda de acordo com o extensionista da Emater-MG, o Programa de Inseminação começou a dar certo assim que as primeiras bezerras, que eram gêmeas, nasceram.

A consolidação veio em 1999, quando as novilhas geradas ficaram adultas e começaram a parir. Segundo o técnico, como toda novidade, a iniciativa foi recebida com resistência pelos produtores locais, o que foi superado. "O programa funcionou bem desde o início, mas notei que, por ser uma tecnologia pioneira no município, os produtores tinham certa desconfiança quanto ao resultado. Hoje a desconfiança passou", garante.

MAIS PRODUÇÃO E MERCADO

O produtor rural José Geraldo Gomes, que possui 16 novilhas inseminadas em sua propriedade, conta que houve um aumento da produção de leite, graças ao melhoramento da genética do seu rebanho. "A produção sempre foi boa, mas com as novilhas de inseminação ela dobrou. Acredito que a tendência é melhorar ainda mais. Outro dado importante é que os machos nascidos têm boa aceitação no mercado", comemora. Gomes participa do programa desde 2001 e diz que gostaria de ter iniciado há mais tempo. Em Senhora de Oliveira, a principal atividade no campo é a produção de leite, de acordo o extensionista da Emater local.

Fonte: Agência Minas
Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário: