sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Senhora de Oliveira

DADOS GERAIS

Área: 169,804 km²
Densidade: 35,6 hab/km²
Altitude: 820 metros
IDH: 0,654 (PNUD 2000)
PIB: R$ 20.496 mil( IBGE 2005)
PIB per capita R$ 3.422,00 (IBGE 2005)
População: 5.857 habitantes(IBGE 2008)
Emancipação política: 12 de dezembro de 1953
Prefeito: Sebastião Araújo de Oliveira(PDT) 2005-2012


LOCALIZAÇÃO



Senhora de Oliveira -MG está localizada na zona da mata mineira próximo da divisa com a região central do estado, fica a 180km de Belo Horizonte e 76km de Conselheiro Lafaiete.

Outras distâncias : Barbacena 155km, Juiz de Fora 234 km, Rio de Janeiro 425 km, São Paulo 675 km e Brasília 910km.

Municípios Limítrofes: Brás Pires, Cipotânea, Lamim, Piranga e Presidente Bernardes.

Senhora de Oliveira também compõe a microrregião do Alto Paraopeba que integra várias cidades da região central do estado próximas a Conselheiro Lafaiete.




LIGAÇÃO


Senhora de Oliveira é uma cidade que mantém uma ligação intensa com Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte, onde os oliveirenses vão buscar serviços que não possuem aqui na cidade e atendimento medico especializado.
As cidades onde mais moram os Oliveirenses Ausentes são respectivamente Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Barbacena e várias outras cidades do estado e de outros estados. Os oliveirenses partem em busca de estudo e de melhorar sua condição de vida.

COMUNICAÇÃO



O DDD de Senhora de Oliveira é o 31
A cidade possui telefonia fixa pela operadora Oi
E telefonia celular pela operadora Claro

INTERNET


A cidade possui internet via OI Velox,  Internet via rádio, e por sinal GSM da Claro.

TELEVISÃO

Na cidade são retransmitidos 4 canais VHF de televisão aberta .

Canal 7 – Rede Minas
Canal 9 -  Globo MG
Canal 11 - TV Alterosa/SBT
Canal 13 – Band MG



RADIO FM

A cidade possui uma emissora operando em FM.



87,9 FM - Rádio Comunitária Boa Nova.


As rádios FM de outras cidades que são captadas mais facilmente em Sra de Oliveira são:


97,9 LIDER FM – Viçosa-MG
93,5 MARIANA FM – Mariana-MG
89,1 RÁDIO CIDADE – Caratinga-MG
90,1 REAL FM - Ouro Preto-MG
104,7 COLONIAL FM - Congonhas-MG
88,5 FAMA FM – Carandaí -MG

*Os serviços de Telefonia fixa, Internet e Celular ficam restritos a sede do município e áreas próximas.


HISTÓRIA



Os primeiros habitantes que ocuparam a região onde hoje se localiza o município de Senhora de Oliveira foram os índios da tribo Carijó, Cataguá e Botocudo. A cultura e identidade indígenas praticamente desapareceram, mas uma pequena parte foi absorvida: modo de viver, de habitar, comer, além de nomenclatura indígena dos acidentes geográficos da região: Guarapiranga, Itaverava, entre outros.
Os encontros entre índios e colonizadores ocorreram como conseqüência das várias expedições bandeirantes passaram pela região do Rio Piranga no final do Século XVII à procura de Ouro.
No ano de 1692, o Coronel João Amaro Maciel Parente, filho do Mestre de Campo Estevão Ribeiro Baião, governador da Arma da Conquista da Bahia, foi designado para estabelecer uma base de operações na Região do Guarapiranga. Estabeleceu-se na região do rio a que deu o nome de São Miguel. Fundou uma fazenda e um engenho e deu início a fundação do Arraial. Em 1694, foi edificada nesse local uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição.
Concluída e inaugurada em 1695 e, reconstruída ou ampliada, tornar-se-ia a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga sob a invocação de Nossa Senhora da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga. Foi o bandeirante JOÃO DA SIQUEIRA AFONSO quem encontrou e declarou o primeiro ouro descoberto na região do GUARAPIRANGA, numa lavra a céu aberto, perto do ribeirão ao qual foi dado o nome de CÓRREGO DAS ALMAS, em 1704.
A partir daí muitos, garimpeiros, aventureiros, e desbravadores viriam a ocupar a região. O arraial de GUARAPIRANGA cresce as margens do Córrego das Almas e ao redor da Capela de Nossa Senhora da Conceição.
Durante a primeira metade do século XVIII Guarapiranga seria pródiga em matéria de exploração aurífera. A partir de 1750, intensifica-se a ocupação rural ao redor da freguesia de Guarapiranga. Inúmeras Cartas de Sesmaria foram concedidas nessa época, dentre elas uma foi concedida ao Padre Jose Dias de Siqueira, datada de 17 de julho de 1764. Por essa Carta de Sesmaria nas paragens da Cachoeira Grande seria fundada a Fazenda da Oliveira. A 25 de outubro de 1758, o mesmo Padre José Dias recebeu uma ajuda para edificar uma capela na Fazenda da Oliveira, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, que acabaria sendo chamada, por simplificação, de Capela da Oliveira ou da Senhora da Oliveira.
Os primeiros fazendeiros que formaram o povoado de Nossa Senhora da Oliveira foram: Justiniano da Cunha Pereira, Alferes Cláudio José de Miranda, João Batista Pereira, Alferes José Inácio da Silva Araújo, Manoel Coelho de Magalhães, Antônio Francisco de Paiva, Antônio Soares Pereira, Domingos Henriques Pereira, Manoel Silvério de Mello, Thomaz Rodrigues Milagres e Antônio Rodrigues.
A partir de 1825 o povoado inicia seu período de crescimento, o Distrito da Capela de Nossa Senhora da Oliveira contava com um total de 839 habitantes e 87 fogos, desse total, 470 seriam pessoas livres e 369 escravos.
Pela Lei Provincial nº 1.030 de 6 de julho de 1859, seria elevada à condição de Freguesia e sede da Paróquia com o nome de Nossa Senhora de Oliveira.
O Largo da Capela passaria a ser chamado de Largo da Matriz de Nossa Senhora da Oliveira, hoje conhecida como Praça São Sebastião.
Em 1923, teve seu nome alterado para Piraguara, palavra de origem tupi-guarani, que significa PEIXE-VERMELHO. Foi emancipada em 12 de dezembro de 1953 através da Lei 1.039 passando a chamar SENHORA DE OLIVEIRA.

Informações Adicionais: Wikipedia
____________________________________________________

6 comentários:

Haidée disse...

Tomaz Rodrigues Milagres era casado com Amélia Dionísia Milagres deixando-a viúva e sem filhos que casou-se de novo com Herculano Milagres da Silva e tiveram seis filhos:Pascoalina,professora.João veterano da segunda guerra e meu pai.José Dionísio,fazendeiro em Piranga.Antônio(Sonem),fazendeiro em Acaiaca.Dra.Amélia ,Bioquímica e viúva do médico Dr Elias Mansur.Maria Milagres(Mariinha) ,professora é a mulher mais linda do planeta viúva de Welington Romualdo da Silva.Os restos motais de Tomaz Rodrigues Milagres repousa na tumba da famíla onde repousa também os restos mortais de: Herculano ,meu avô Samélia minha avó,Éster Silva Araújo, minha mãe e meu pai os restos de José Dionisio e Pacoalina repousam no cemitério de Piranga e da Collina em BH respectivamente.
Abraços
Na próxima vez foi relatar a volta de meu pai da Itália.......

Bruno_Fb disse...

Ajuda!!
Sou de Barbacena e tenho que ir pra cidade de vocês sabado a noite, mais tardar domingo peço por favor que me digam se um hotel (naun mtu caro) kkk
e se possível o telefone do mesmo pra que eu possa fazer reserva.
Tem ônibus direto ou tenho q ir até lafaiete e depois pegar outro para senhora de Oliveira? Qual o ultimo horário de ônibus que chega ai?
Vou ser eternamente grato a vocês!!

brunofb_fb@yahoo.com.br

elena ismara disse...

Estou a procura da minha familia!!

Meus avos maternos:

Ilario de Oliveira e casado com Isaura de Oliveira
tiveram minha mae Celeste Maria de Oliveira nacida em Otubro do ano 1956
Ela teve filhos com Francisco Rodrigues da Silva
Wagner de oliveira Silva nacido em 1977 no estado de Sao Paulo
Eu naci 29 .11.1978 em Sao Paulo, fui adotada por um casal suicao na FEBEM em Sao Paulo

Moro agora na Suica e para mim e muito importante de poder encontrar minha familia no brasil.
Porfavor me ajudam!!!

Muito obrigado

elenam@mymail.ch
elena.libri@mymail.ch
telefone:0041797162578

Fernando disse...

Bom dia.

Estou fazendo um trabalho sobre a cidade de Senhora de Oliveira. Encontrei quase todas a informações que preciso neste site, ficou faltando apenas a principal atividade da cidade, (agricultura, empresas instaladas na cidade, comércio, etc). Se possível eviem para o meu e-mail (fernandoegp@gmail.com) por favor.
Obrigado pela atenção.

Fernando Carvalho.

Contato:
fernandoegp@gmail.com

Irma disse...

Nem sei porque, resolvi procurar no Google "Senhora de Oliveira"> Eis que deparo com o comentário de Haidée. Pena que não continuou conte como foi a volta do Tio João da Itália.
Saudades de Senhora de Oliveira.
Sou da terra.

Jordan Reszka B.D.G disse...

gostaria de saber para amanha qual o onibus que sai de bh para senhora de oliveira pois desejo ir para ai