sábado, 29 de novembro de 2008

Mini-laticínio em Senhora de Oliveira


.


Um grupo, formado por 11 jovens de 17 a 24 anos, que freqüentaram cursos ministrados por funcionários da Emater-MG montaram um pequeno laticínio na comunidade do Córrego da Barbara(9km da sede do município, na saída pra Lamim)
A capacitação da Emater-MG está sendo feita com recursos do Minas sem Fome. E a agroindústria foi construída com recursos do Consórcio da Juventude Rural da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
Os funcionários, que acompanham o desempenho do laticínio, falam da importância da capacitação e o impacto dela na vida dos jovens e na sobrevivência do empreendimento. "Quatro jovens estão participando do Projeto Transformar e buscaram o nosso auxílio para cursos de capacitação e também para a inclusão do laticínio no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal", conta a extensionista da Emater-MG em Senhora de Oliveira, Elizângela Maria Ferraz.
"Isso é uma forma de tornar o laticínio viável, uma vez que a produção ainda é pequena para a competição com outras empresas. Além disso, será um meio de esses jovens adquirirem renda para investir no negócio e permanecer no local de origem", reforça José Manoel Martins, funcionário da Emater-MG. A inclusão do empreendimento no PAA vai permitir que o Governo Federal compre a produção do laticínio e a distribua para as entidades sociais de Senhora de Oliveira.
Janice Valentino Guimarães Lana, de 24 anos, uma das jovens beneficiadas pelas capacitações, está bastante empolgada com o projeto e aposta num futuro promissor para todos. Para ela, a agroindústria é uma forma de levar progresso para toda a cadeia produtiva da comunidade. Isto porque o leite utilizado pelo laticínio será adquirido da Associação de Produtores de Senhora de Oliveira, o que vai valorizar os produtos locais e fazer com que o dinheiro permaneça na cidade, movimentando a economia local.
Segundo Janice, além de aprender a produzir, os jovens rurais do município também estão descobrindo o valor do trabalho coletivo e o resultado disso. "Não é necessário mais sair da nossa cidade para conseguir trabalhar e isso está sendo um estímulo aos outros jovens da comunidade a serem empreendedores", argumenta.
O laticínio de Senhora de Oliveira já está em funcionamento, mas com baixa produção e a expectativa, entre os jovens rurais é que seja produzido mais de 200 litros de iogurte por dia. Atualmente esse iogurte produzido lá é vendido apenas junto com a pequena feira montada aos sábados na parte da manhã na praça próximo a igreja matriz, na sede do município.

::Jornalismo Atualizado::: Oliveira Notícias/ Senhora de Oliveira Blig

Nenhum comentário: